Nosso assunto hoje é
exercitar-se com a criançada de forma segura e muito divertida, são brincadeiras,
jogos, divertimentos que promovam a interação pai e filho e ainda ajudem a movimentação
dos pais e saiam um pouco do sedentarismo, pois além de estimular a desenvolvimento psicomotor e também a integração social, posteriormente
vocês poderão escolher uma modalidade
esportiva, para que seu filho esteja em constante desenvolvimento, a modalidade
esportiva escolhida de forma correta para as crianças, de acordo com a faixa
etária auxiliam no crescimento, no fortalecimento dos ossos e enrijecer a
musculatura.
bicicleta em família: pretendo fazer uma foto dessa com minha família em breve |
Não sou especialista no assunto, sou engenheira de segurança, por isso pesquiso os métodos e maneiras seguras, por isso resolvi fazer esse post, pois meus filhos tem faxas etárias variadas e cada um precisa de brincadeiras e esportes variados, consultei sites
que recomendam a atividade física de acordo com a faixa etária de cada criança
e como adepta de uma vida saudável, sempre tento adequar brincadeiras com
bastante gasto calórico para mim e que me ajudam e associa-las com diversão para meus filhos adorem os passeios e brincadeiras e atividades esportivas.
livro muito bom |
Desde a minha segunda gestação compramos o livro:
150 tipos, de brincadeiras para fazer-se com bebês até os 3 anos, do autor:
Jorge Baltori e Victor Escandell, esse livro além de estimular jogos e que
facilitam o vínculo dos pais com os bebês e movimentam muito pais e filhos.
Aqui em casa sempre fazemos as brincadeiras e todos da família participam.
passeios diários com caminhada e jogos de basquete no clube |
Tratando-se de brincadeiras e exercícios seguros que
podemos fazer, levando em consideração a faixa etária:
De 0 a 3 anos:
O que a criança curte nessa fase: As crianças menores gostam de levar objetos à
boca, jogá-los e deixá-los rolar. Gostam também de sons, que estimulam o
movimento.
O que os pais devem lembrar: Nesta fase, é importante que o adulto esteja sempre por perto. As crianças devem brincar em espaços seguros e sem riscos. Entre zero e 3 anos, é muito importante que a criança tome ar puro e sol e fique em contato com a natureza. Mas é bom observar o horário: das 9 às 11horas ou entre 15 e 16 horas.
Atividades ideais: Aquários, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis, passeios ao ar livre em carrinhos são atividades ideais.
O que os pais devem lembrar: Nesta fase, é importante que o adulto esteja sempre por perto. As crianças devem brincar em espaços seguros e sem riscos. Entre zero e 3 anos, é muito importante que a criança tome ar puro e sol e fique em contato com a natureza. Mas é bom observar o horário: das 9 às 11horas ou entre 15 e 16 horas.
Atividades ideais: Aquários, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis, passeios ao ar livre em carrinhos são atividades ideais.
Crianças de
3 a 6 anos
O que os pais devem lembrar: A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo.
Atividades ideais: Contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas, são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções.
O que os pais devem lembrar: A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo.
Atividades ideais: Contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas, são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções.
Letícia, Duda e Valentina divertindo-se no parque. |
Crianças de 7 a 10 anos
João e seu amigo Arthur sempre brincam ao ar livre. |
O que a criança curte nessa
fase: Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças
querem e procuram companhias da mesma idade. Gostam de acampamentos, espaços ao
ar livre e parques.
O que os pais devem lembrar: A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhas, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade.
Atividades ideais: As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante.
Ponto de atenção: TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos.
O que os pais devem lembrar: A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhas, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade.
Atividades ideais: As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante.
Ponto de atenção: TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos.
Essas foram dicas do site: http://educarparacrescer.abril.com.br/
Além das brincadeiras os incentivos à prática de exercícios trazem inúmeros benefícios, mas devem ser levados em consideração a faixa etária da criança e estimular o interesse através da participação e acompanhamento dos pais.
Esportes por faixa etária:
Corporais
De seis meses a 3 anos
Aulas de natação com
os pais ajudam a desenvolver a coordenação motora, sociabilidade e segurança
dentro da água. Como eu queria que na minha cidade Tucuruí tivesse uma piscina adequada para bebês.
Dica: É interessante para os
bebês já a partir de seis meses. Nessa
fase, o conduto auditivo (parte do ouvido), que até então era reto, forma uma
curvatura, dificultando a entrada da água e reduzindo as chances de infecção. Os ambientes devem ser
preferencialmente climatizados (piscina, corredor e vestiário têm de ter a
mesma temperatura, em torno de 32º). Objetos coloridos, em diferentes formatos
e texturas, ajudam no aprendizado. Por fim, veja se as aulas são divididas por
faixas etárias. Não se preocupe com a fralda: já existem modelos de várias
marcas que ficam encharcados sem riscos de vazamentos. Outro cuidado
é com o cloro. O ideal é limitar o tempo de exposição da criança à piscina e
certificar-se de que a escola utiliza o mínimo de cloro possível na água.
Quando a criança ainda esta em fase de aprendizagem, não deixem de lado as bóias e coletes de segurança. Esses só devem ser recomendados quando se há certeza que a criança já sabe nadar!!!
Meus filhos em dia de descontração |
De 3
a 6 anos
Natação: começa a
desenvolver a capacidade respiratória.
Balé: noções de ritmo
e consciência corporal.
O movimento corporal da dança possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos
O movimento corporal da dança possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos
De 6
a 10 anos
Natação: as crianças
passam a nadar efetivamente; o exercício alonga e fortalece o corpo como um
todo. Balé, ginástica artística ou olímpica: nessa fase, o corpo tem mais
elasticidade; é o período ideal para iniciar dança e esportes que exijam
flexibilidade. Judô, futebol: para meninas e meninos, esportes de competição
estimulam a sociabilidade, habilidades individuais e espírito de equipe.
João meu filho mais velho, faz natação, mas ainda está aprendendo. |
A
partir de 10 anos
Equitação, esgrima,
tênis, vôlei, basquete: as atividades anteriores podem continuar, mas nessa
idade as crianças passam a discernir melhor os gostos e podem tomar a
iniciativa de começar algo diferente.
Papais e mamães a prática de atividades, além da
saúde beneficia-se
trabalhamos a coordenação, o equilibrio, a agilidade, habilidades motoras,
consciência corporal, espacial, direcional e temporal. Mas sempre de forma
lúdica, prazerosa e divertida com nossas crianças.
ATENÇÃO:
Há exercícios que devem ser evitados pelas crianças!
Saibam Por quê?
Em caso de algum problema de
saúde o ideal é que o médico libere a atividade física e se necessário trabalhe
em conjunto com o profissional de educação física, para que juntos se possa
obter melhor resultado.
“É papel dos pais
incentivarem essa ação. Mas, se a criança for forçada a realizar a aula, ela
criará uma barreira para o exercício físico”, alerta o especialista.
E de que maneira os pais
podem estimular mais os filhos a fazerem atividades físicas? “A dica que eu dou
aos pais que querem incentivar os filhos é que gastem uma porcentagem do seu
tempo todos os dias com os seus filhos. Uma pedalada no final da tarde, um
futebol no parque, brincadeiras populares que são passadas de geração para
geração estão sendo esquecidas, como cela, amarelinha, pular corda, mãe da rua...
É legal incentivar a brincadeira em família. Chame os primos, colegas da
vizinhança e de escola. Isso une as pessoas, cria e fortalece vínculos afetivos
e é importante para a formação do cidadão o conceito de amizade e família” ,
disse em entrevista Mario Cesar Martins, proprietário da Academia Científica Atitude (http://www.atitudesp.com.br/) e especialista em reabilitação e tratamento preventivo de patologias osteo-mio-articulares, disse isso para os pais.
Prontos para atividade física diária. |
Então papais e mamães o estímulo a esportes,
brincadeiras e atividades físicas são muito importantes e quanto mais for estimulado
essa prática a diminuição de uma vida adulta sedentária aumenta, seus
benefícios são sentidos na vida adulta também e a interação com os pais é muito
prazerosa e fundamental!
Movimente-se com seus filhos!
Abraços,
Joana
Algumas dicas de brincadeiras:
Andar
de bicicleta – Primeiro passo para esta brincadeira dar
certo – arrume a sua bicicleta para acompanhar seu filho.
Basquete,
Voleibol, futebol e handbol: são brincadeiras esportivas
que estimulam as crianças a gostarem da prática esportiva, e todos nós sabemos
um pouco jogar e as regras.
Queimada –
Por falar em bola, lembra dessa? É fácil e dá pra entreter crianças de idades
diferentes, pois não requer tanta habilidade com a bola. Divida a turma em dois
times e tente queimar o adversário com a bola. Quem se queima vai pro morto,
que também pode queimar… Essa deu saudade!
Amarelinha: uma das mais famosas atividades
para crianças é
desenhar no chão um diagrama
com quadrados e
numere de 1 a 10 e, no topo, um arco representando o céu. Comece a brincadeira
atirando uma pedrinha na casa 1 e vá passando pelas demais casa, sem pisar
naquela que está a pedrinha. Mas atenção, não pode pisar fora do quadrado!
Morto
vivo:
quando o mestre gritar “morto”, os participantes agacham e, quando gritar
“vivo”, os participantes ficam em pé. O mestre pode alternar, acelerar e reduzir a
velocidade de
cada pedido. Quem errar, sai da brincadeira. Quem conseguir ficar até o final,
vence.
Elefantinho
colorido:
o pegador fala “elefantinho colorido” e os demais perguntam: que cor? Então, o
pegador escolhe uma
cor e todos
deverão tocar em algo dessa cor para ficarem salvos. Caso contrário, poderão
ser pegos.
Caça
ao tesouro: deixe uma prenda em algum lugar da casa. Em outros locais,
deixe pistas sobre onde está a prenda, ou o tesouro. Uma pista deve
levar a outra e,
por fim, chegará à última, que será o prêmio.
Boliche: com garrafas PET,
faça três fileiras de quatro garrafas. Com uma bolinha, quem derrubar mais
garrafas, ganha.
Brincadeiras sugeridas por: Liliane Rose Christ site : Terra
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