segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Cuidados com parquinhos e Playgrounds!!!

 Atividades como brincar no balanço, deslizar no escorregador, utilizar o pula-pula e brincar em brinquedos eletrônicos de parques em shoppings, podem ser atividades deliciosas na infância, mas devem ter seu cuidado redobrado e sempre com supervisão dos pais. 

Ir ao playground auxilia na sociabilidade da criança e a mantém ativa e com mais interação nesta fase de aprendizagem, pois aprendem a dividir espaço, brinquedos e o simples fato de esperar a vez no brinquedo já o tornam mais sociáveis. Mas, a segurança dos brinquedos precisa ser constantemente avaliada pela mamãe, seja em parques, nos shoppings e em escolas onde o pequeno estuda.

Dicas:
  • Não perca a criança de vista! A principal regra de segurança para evitar acidentes no parquinho é ter o acompanhamento de um adulto. Esta alternativa contribui para o uso adequado dos brinquedos.
  • Outra dica em parques fechados e abertos a mamãe deve sempre observar o piso do local. Asfalto, concreto, grama sintética ou natural não são as melhores amigas das crianças na hora da brincadeira. É necessário que o chão esteja coberto por areia fofa com pelo menos 30 cm de profundidade, borracha sintética ou qualquer material similar que absorva o impacto, caso ocorra alguma queda.


Os principais vilões:
  •  balanço e o escorregador. O balanço é perigoso, pois projeta o corpo para trás e pode expor a criança a graves fraturas na coluna e na cabeça. Ao projetar a criança para frente, pode provocar fraturas e ferimentos no punho, face e pescoço. Já no escorregador, a queda de 1,5m pode provocar fraturas além do rompimento do vaso do intestino.


 Em recente visita a pracinha da minha cidade, na vila em Tucuruí, pude perceber que a altura do escorrega-bunda é de superior  a 1,60, onde já se torna um perigo constante para nossas crianças.
Pula-Pula
A cama elástica  parece uma brincadeira segura, por ter cerca alta, cria a falsa sensação de proteção para crianças, mas os pés podem ficar presos e os ferros que prendem, podem causar ferimentos, além do choque e traumas com outras crianças, o ideal é ter sempre crianças da mesma faixa etária e ainda ficar sempre com a supervisão de um adulto para orientar as brincadeiras e altura dos saltos que podem chegar até a 2,0m de altura.

ATENÇÂO:

- Verifique se o parquinho foi instalado em um piso que absorve o impacto (gramado, piso emborrachado ou areia fina). Em parquinhos instalados em pisos de concreto ou pedra, a chance de uma queda resultar em um machucado de alta gravidade é grande;
Antes de liberar a criançada para a brincadeira, verifique se os equipamentos não estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies pontudas. Observe o estado de manutenção geral dos brinquedos e também se eles estão bem firmes ao chão. Se perceber qualquer problema, não hesite em denunciar prontamente ao órgão responsável a necessidade de manutenção nos equipamentos ou outros ajustes para evitar acidentes com as crianças;
A ferrugem e a falta de manutenção podem causar perfurações, por isso mantenha sempre em dia a vacina do tétano dos seus filhos.
- Fale com os pequenos sobre as principais regras de comportamento para evitar acidentes no parquinho: não empurrar, não dar encontrões e nem se amontoar. Com calma, explique ao seu filho como usar o brinquedo de forma segura, mostrando quais são os brinquedos mais apropriados para a sua idade. As crianças menores que brincam em equipamentos destinados a crianças mais velhas, certamente, têm maior risco de sofrer algum tipo de acidente.
- E no caso de ocorrer um acidente no parquinho, procure manter a calma e tranquilizar a criança ao máximo.

PRIMEIROS SOCORROS:

Como os principais problemas acontecem em torno do balanço e do escorregador, mantenha-se sempre por perto quando seu filho estiver rondando esses brinquedos. Em caso de acidente, atenção:
- Procure isolar seu filho das outras crianças, a fim de que a curiosidade dos pequenos não atrapalhe ainda mais a situação.
- Faça uma avaliação rápida da situação, chame ajuda o mais rápido possível. Se outro adulto estiver por perto, peça para que ele ligue para o serviço de ambulância.
- Em caso de cortes profundos, você deve estancar o sangramento o mais rápido possível. Com um pano pressione o local do corte.
- Se acontecer uma torção de tornozelo ou pancada na perna,pode logo aplicar gelo e tomar as providências necessárias, levando-o para o hspital. 
- Caso a criança tenha sofrido uma séria batida na cabeça, chamar a ambulância é ainda mais urgente e não remove-lo do local é super importante.
- Se o seu filho tiver desmaiado, a primeira providência é tirar as pessoas do entorno e chamar ajuda médica com urgencia!
 Lesões na cabeça e fraturas são as principais consequências de falhas na segurança dos locais, por isso se não achar prudente tirar a criança do local, espere atendimento médico.
Antes de adquirir produtos para a área do parquinho, é preciso avaliar se eles seguem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normais Técnicas) que possui base na legislação britânica. E avisem os órgãos responsáveis pelo parquinho as falhas existentes no local. 

Mamães e papais, não se esqueçam destas dicas importantes. Não deixe que a gostosa brincadeira acabe de forma trágica. Desfrute deste momento agradável com o seu filho.  Sempre que possível acompanhe as suas brincadeiras. 

Ter precaução nunca é demais. E divertir-se com as crianças é bom a melhor coisa que existe!!!
Um abraço até a próxima!
Joana

Nenhum comentário:

Postar um comentário