quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

20 dicas para evitarmos acidentes domésticos com crianças!

Olá Mamãe e papais,

Hoje vamos falar de algumas dicas para evitarmos acidentes domésticos, cada faixa etária das crianças deve ser levada em consideração e a medida que eles forem crescendo, as preocupações mudam, mas sempre os pais terão que ter o bom senso de quando tomar algumas precauções que falaremos por aqui.
 Hoje fiquei com coração partido ao ver uma criança de 3 anos que caiu de uma sacada de um hotel, onde a mãe deixou a criança sozinha e saiu do quarto para tomar café, o que mais me indignou não foi só o fato de ele cair, lógico um acidente terrível, mas deixar uma criança sozinha é crime, ele não tem como se proteger, será que essa mãe nunca ouviu falar em sequestro? Ou se essa criança saísse e sumisse? Deus queira que esteja tudo bem com esse anjinho, que ele não tenha nenhuma sequela que ele sobreviva e sua mãe pense mil vezes em deixa-lo sozinho novamente.
Bom, na minha vida, sou preocupada demais com isso, quando chegamos a Belém pra passar férias na casa da avó a primeira atitude que tive foi pedir a instalação das redes de proteção nas janelas, pois não conseguia nem se quer olhar na janela com meus filhos no colo, só de pensar numa tragédia, por isso rede é o mínimo em apartamentos e se for visitar alguém nunca se descuidem por favor!!! Aqui na minha residência procuro manter tudo longe dos pequenos, afinal tenho um bebê de 10 meses, uma de 2 aninhos e um mais velho de 8 anos, porém mantenho tudo no alto, por causa dos bebês, remédios, produtos de limpeza, bibelôs, porta retratos e até alguns brinquedos, o que preciso ter em baixo, deixo fechado com travas de segurança e trava de gavetas, pois com crianças nunca podemos brincar. Decoração na minha casa atualmente não é o meu foco, arrumo na medida do possível, fazemos a limpeza diária, mas brinquedos estão constantemente na sala, porém tiro o excesso e com isso examino peças pequenas ou quebradas e elimino as arriscadas. Outra medida providencial foi afastar móveis e mesas de centro para evitar os cantos, assim acidentes com a cabeça se tornam uma preocupação a menos em casa. Vamos falar de outras medidas que sempre precisamos ficar de olho:
 1. Vamos proteger as janelas, instalando grades ou redes de proteção em edifícios, sacadas e mezaninos.

 2. Afaste cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar.Eles são muito curiosos.
 3. Se tiver escadas ou locais abertos para quintais, instale portões de segurança no topo e pé das escadas.Guarda corpo em sacadas são obrigatórios.

 4. Na hora da limpeza, afaste as crianças, uma gota de água já pode gerar um escorregão. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões. Na maioria das quedas infantis, as crianças caíram do mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios.
 5. Converse e oriente seu filho a brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer, por isso mantenha-os longe.
 6. Atenção: Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais. As caminhas devem vir com essa proteção.
 7. Entenda que os andadores foram feitos para crianças com mais de 6 meses e com supervisão dos pais, ele foi proibido e não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas, por os pais acharem que a criança está segura e as quedas serem graves.
 8. Na hora da troca de fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.
 9. Proteja as tomadas com protetores específicos, baratos e facilmente encontrados em home centers, supermercados e lojas de produtos infantis. Além disso, oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode frequentar outros locais que não tenham a proteção. Cuidado: as queimaduras elétricas podem ser graves, expondo a criança ao risco de morte e seqüelas.

 10. Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado.Isso vale para chapinha e secadores de cabelo.
 11. Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão.
 12. Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos.

 13. Para uma criança se afogar, bastam 2,5 cm de profundidade. Cuidado, portanto, com água em baldes e tanques, além de vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada.
 14. Teste a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança.
 15. Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo.
 16. Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com balas e doces.
 17. Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários.
 18. Coloque protetores em portas de gavetas, assim você continua usando tranquila seus armários.

 19. Atenção redobrada com sapatos altos, pois crianças adoram experimenta-los e podem gerar quedas e torções.
 20. Bolsas e mochilas devem ser mantidas fora do alcance da criança que se sete muito atraída por canetas, maquiagens e outras coisas que possam vir a engolir e sempre esquecemos por cima do sofá quando se chega em casa.

Essas são só algumas dicas,  fico de olhos abertos aqui em casa, mas confesso não consigo colocar todas em prática, mas sempre bom  ficar atenta e saber como prevenir acidentes, sempre falo: oriente quem estiver na sua casa! Porque todo mundo sabe: criança é mais rápida que um piscar dos nossos olhos!

 Um abração e até o próximo post!

Ass: Joana Zandonadi

Nenhum comentário:

Postar um comentário