terça-feira, 2 de setembro de 2014

Choques elétricos um perigo constante!

Olá pessoal!
Para os visitantes do blog entenderem nossa dinâmica, sempre explicarei o tema, depois darei sugestões de prevenção e primeiros socorros e por último um "saiba também" que são os conceitos técnicos e normas Regulamentadoras que abordam o assunto: 

Hoje falaremos de choque elétrico.  "Cuidado, perigo de choque!” Se você já viu uma placa assim é sinal de que o ambiente (ou equipamento) em contato não estava devidamente protegido. Em situações como essa, o mais indicado é manter distância segura, já que os choques elétricos causam anualmente a morte de milhares de pessoas e animais.




Com crianças os cuidados devem ser dobrados! 
Dentro de casa as crianças pensam estar em um ambiente seguro e em meio a seus games e computadores,  carregadores de celular, secadores de cabelo e TVs uma reunião de amigos que deveria ser de diversão pode elevar o risco devido a distração e o maior número de crianças no espaço confinado. Isso é sempre sinal de alerta, pois geralmente estão utilizando os (Ts) ou benjamins para que tudo possa estar funcionando. Para os filhos maiores, o perigo de choque pode ser maior, pois eles têm acesso fácil aos plugues dos aparelhos, correndo o risco ao colocar ou tirá-los da tomada. Sobretudo nos modelos antigos de tomadas, esse risco era um pouco maior do que no novo padrão de tomadas. É comum a retirada do aparelho da tomada puxando pelo cabo elétrico e não pelo corpo do plugue, o que aumenta o risco de danificar a extremidade do condutor, o qual pode se romper com o tempo, perfurando a isolação do cabo e, então, provocando o choque. 
Importante!
Para vedar as tomadas, use protetores próprios ou esparadrapo, mais difícil de arrancar. O ideal é não ligar mais de um aparelho por tomada, com benjamins e extensões, o que pode provocar uma sobrecarga de energia.





Os pequenos são curiosos e, para eles, o alerta maior é para a proteção das tomadas. No caso de crianças, o grande problema é colocar o dedinho ou um objeto metálico no buraco da tomada, que pode ser fatal, alerta. Recomendação: tampar todas as tomadas não utilizadas com um protetor plástico comum, à venda em qualquer loja elétrica. Isso é válido, obviamente, desde que a criança não tenha força e habilidade suficientes para tirar o protetor. Para resolver o problema de uma vez por todas, independentemente da criança, deve-se usar tomadas com bloqueadores (obturadores) que já vêm de fábrica. Esse modelo é ainda pouco conhecido e usado no Brasil, mas deveria ser usado sempre por aqueles que têm ou recebem crianças pequenas em casa.
Outro alerta para os pais é orientar os filhos a não brincar com aparelhos que estão dando choque. Fios soltos pelo chão no meio do caminho da criançada podem resultar em danos aos fios e consequentes choques elétricos, além do risco da criança tropeçar, cair e se machucar.
Um alerta que vai além da segurança: o uso do fio terra e do dispositivo DR – este, popularmente conhecido por fazer desligar a energia elétrica. Esses dispositivos, associados ao bom uso dos aparelhos, podem reduzir o consumo de energia, além de evitar possíveis acidentes elétricos domésticos que, em alguns casos, podem ser fatais. Dispositivos do tipo DR protegem a corrente diferencial residual, e isso não acontece quando o fiozinho verde do chuveiro não está ligado na parede e permanece enrolado ao lado do aparelho.
Todos os circuitos elétricos, sejam de iluminação, tomadas ou outros equipamentos devem ser protegidos contra choques elétricos. Em particular o DR de alta sensibilidade é especialmente usado em áreas molhadas como banheiro, lavanderia e cozinha e tem como missão desligar automaticamente o circuito no momento em que ocorre uma descarga elétrica para a terra ou pelo corpo das pessoas. Quando você liga o ferro de passar, que consome muita energia, junto a outro equipamento, com o uso de um benjamim, ou T, por exemplo, e a energia cai, isso é sinal de que sua casa está correta, com o disjuntor funcionando perfeitamente. Ele impediu que a sobrecarga de energia provocada pelo mau uso dos dois aparelhos pudesse provocar uma temperatura elevada.



Prevenção:
- Primeira dica: Quando for mexer com qualquer parte elétrica da casa o recomendável é desligar a chave geral.



- Segunda dica: nunca mexer em uma parte interna das tomadas, com os dedos ou objetos, principalmente crianças.



- Terceira dica: Quando tiver criança pequena em casa, vede todas as tomadas para não correr riso. Hoje nas lojas de materiais elétricos existe um protetor especial, mas se não o tiver pode usar um esparadrapo.




- Quarta dica: nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo úmidos. 



- Quinta dica: Quando o chuveiro estiver na chave de inverno e você já estiver no verão, nunca troque a mesma com o corpo molhado e o chuveiro ligado. 



- Sexta dica: Os fios elétricos sempre devem estar em perfeitas condições e encapados corretamente. Nunca deixe um fio elétrico descoberto.



- Sétima dica: nunca pise em fios caídos no chão, principalmente depois de uma tempestade. 





- Oitava dica :. Na dúvida, chame um eletricista. 



Atenção!!!
Faça aterramento
Não use benjamins ou Ts
Não realize instalações precárias
Instale o dispositivo DR 
Obedeça as normas técnicas
Realize manutenção periódica
Contrate profissionais habilitados


Já existem produtos como a tomada Zero Chock




O que fazer???
Choques acima de 50 volts (voltagem mais baixa do que a da maioria dos eletroeletrônicos) já podem machucar. Quanto menor o corpo, menor é a resistência à corrente. Isso significa que crianças têm mais risco de sofrer danos como queimaduras (internas e externas), arritmia, insuficiência renal e até parada cardíaca e respiratória. Sem contar que existe a possibilidade de a criança ficar presa na tomada ou no fio, porque a descarga trava a musculatura, impedindo-a de abrir as mãos e se soltar. Se isso acontecer, não toque nela, ou a corrente passará para você. Primeiro, desligue a força. Depois, use um material isolante, como um cabo de vassoura ou pedaço de madeira, para separar seu filho da fonte de energia. Cheque se ele está respirando, pois pode ser necessário fazer uma massagem cardíaca. Mesmo que o choque seja leve e que ele não fique grudado na tomada, é importante a avaliação médica. Por isso, o conselho é sempre ir para o hospital para excluir a possibilidade de danos internos.



Saiba também!
A NR-10 é a norma para garantir ambientes de trabalho seguros aos trabalhadores que exercem trabalho com eletricidade. Dentre as Normas Regulamentadoras está a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), instituída pela portaria 3214/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em vigor desde dezembro de 2004. A norma foi desenvolvida para estabelecer requisitos e condições mínimas para implantação de medidas de controle e sistema preventivos e para que exista garantia da segurança e saúde dos trabalhadores que atuam em serviços com eletricidade. 



A norma é composta por 14 itens, distribuídos por 99 subitens, além de três anexos (Zona de Risco e Zona Controlada, Treinamento e Prazos para Cumprimentos dos Itens da NR-10) e um glossário. Possui uma área de aplicação abrangente, desde indústrias e instalações comerciais, a até mesmo instalações residenciais, nas quais o profissional atuante na área de eletricidade deve estar capacitado e orientado a seguir os itens da norma aplicados à sua função. As fases de aplicação da NR 10 se estendem desde a geração e transmissão, até a distribuição de consumo de eletricidade, incluindo-se etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades.O treinamento, voltado para profissionais com o curso de eletricidade básica, visa apresentar medidas que proporcionem segurança nos trabalhos com eletricidade, abordando os princípios e condições inseguras aos quais estão submetidos os trabalhadores, bem como os procedimentos a serem tomados a fim de evitar acidentes.

Até a próxima!
Joana Zandonadi



Fontes: 

www.sfiec.org.br/portalv2/sites/revista/home.php?st=maisnoticias&conteudo_id=55605&start_date=2012-08-31




Nenhum comentário:

Postar um comentário