terça-feira, 14 de abril de 2015

Saiba qual é a maior orientação contra esquecimento de crianças: É a atenção! Seja uma pessoa atenta!!!


Hoje nosso post é um assunto triste, mas muito importante! Já é um assunto que acontece com frequencia (mas sempre chocante), nos noticiários pais que esquecem filhos no banco traseiro de veículos.
Corta meu coração ao pensar nesse tipo de evento, penso no sofrimento da criança, penso na dor dos pais, na dor da pessoa que se descuidou e para isso faço esse post de alerta!

E por que será que isso acontece? Estamos todos livres de um esquecimento? Podemos nos prevenir de um mal terrível deste?
Campanha da Fralda: método de chamar atenção dos pais


Sou uma pessoa que me policio muito para ser atenta e não esquecer nada, para remédios uso o celular, para eventos uso alarmes e sempre que deixo algo em algum lugar dificilmente esqueço e pego até no pé de pessoas esquecidas e meu marido sente muito isso, e a melhor maneira de ter atenção é exercitando-a, cobre-se  policie-se e crie dispositivos para que você não esqueça coisas importantes!

De acordo com a ONG criança segura: “Toda vez que saímos da rotina e dos horários do dia a dia acaba tendo essa chance de esquecimento. Especialmente nesses períodos de férias e quando sai da rotina, devemos estar ainda mais atentos para isso não acontecer”, diz a coordenadora da Rede Criança Segura, Gabriela Guida.
A tecnologia pode ser uma aliada dos pais nessas horas. O alarme do telefone celular, por exemplo, pode ser acionado para lembrar de deixar a criança em algum lugar específico. “Os pais podem colocar um alarme dizendo 'deixar a criança na escola', para lembrar o que deve ser feito”, recomenda Gabriela. Outra medida é pedir para a creche avisar caso a criança não chegue ao local após alguns minutos do horário que ela costuma ser deixada.

Outra dica para que os pais não esqueçam as crianças dentro dos carros é colocar algum objeto que será utilizado na próxima parada – como uma bolsa, mochila ou maleta – no chão do banco de trás, onde a criança está sentada. No entanto, essa atitude pode representar um risco no caso de acidentes. “Qualquer objeto dentro do carro pode ser um grande risco no caso de colisão”, alerta a especialista.
Segundo a revista Crescer: a frase "Eu jamais esqueceria meu filho."  é o que pensa a maioria das mães e dos pais. No entanto, raras são as vezes em que as crianças são deixadas no banco de trás de um automóvel propositalmente. "Com a vida atribulada, as pessoas estão conectadas o tempo todo: uma mensagem de e-mail, uma ligação, uma atualização nas redes sociais. Tudo isso tira a atenção do que está acontecendo ao redor", analisa a psicóloga clínica e psicanalista Carmen Alcântara, de São Paulo. Sem contar aí o risco de acidentes de trânsito.
Em outra reportagem da revista crescer, li a reportagem sobre um dispositivo que preso ao cinto de segurança da cadeirinha do bebê avisa os movimentos do bebê através de sensores. O produto, com um sensor, deve ser preso ao cinto de segurança da cadeirinha usada para transportar o bebê no carro e os pais precisam baixar um aplicativo no celular. Ambos os dispositivos, então, se conectam, e o aparelho que fica junto à criança enviar alertas para o smartphone sempre que detecta que o bebê não está se mexendo. Além disso, a cada intervalo de 20 segundos, o aplicativo no telefone recebe um sinal vermelho - isso acontece durante todo o período em que a criança está na cadeirinha. O alerta fica verde quando os pais tiram a criança de lá.
Smart Clip

O Smart Clip, desenvolvido por uma equipe liderada por Marcie Miller, uma engenheira da Intel que é mãe de um bebê, foi apresentado durante a feira de tecnologia CES (Consumer Eletronics Show) 2015, que aconteceu em janeiro. A previsão é de que o produto chegue ao mercado ainda este ano.
Existe ainda outro dispositivo o sistema, chamado de Starfish, foi desenvolvido por Matthew Sheets, 26 anos, utiliza um pequeno GPS e um sistema que detecta o peso da criança colocado embaixo do assento da criança. Se os pais se distanciarem mais de 6 metros do carro, o dispositivo envia um alerta para o smartphone do pai ou da mãe.
Achei muito válidos inventores associarem as tecnologias e principalmente com celulares, que é um dispositivo que é um dos maiores acessórios que tiram a atenção das pessoas e unir um aplicativo com este intuito ao cinto de segurança é uma sacada genial.
Starfish


Mas o que me deixou um tanto triste foram os comentários de pais e mães que falavam sobre a reportagem, que nunca esqueceriam seus filhos, que uma mãe que esquece um filho não é mãe, que um pai de verdade não esquece seu filho, gente que absurdo! Ninguém esquece seu filho propositalmente e fico me perguntando como o ser humano pode ser tão cruel, acusar o povo de descuido e negligência…é fácil, só peço a Deus misericordioso que nunca passe por nada semelhante, mas julgar que pessoas que esquecem não são boas mães, isso é muito cruel, com a dor dos pais que perderam seus filhos desta maneira.
Nesse post quero deixar o alerta a todos os papais e mamães e pessoas que sempre saem com nossos filhos, podem ser avós e avôs, tios e amigos, o conselho que dou é: sempre que uma pessoa sair com seus filhos, ligue em seguida para saber se está tudo bem, se a criança chegou bem, se ela foi realmente deixada na escola, se está com a pessoa no passeio, pois não custa nada a precaução, pois geralmente quem não tem o costume de levar o seu filho poderá esquece-lo e nós mesmos estamos sujeitos a esquecimentos e temos que tomar todos os tipos de precauções!


Alertas importantes!!!
Toda atenção aos bebês
Campanha da Fralda: Uma campanha lançada pela cirurgiã dentista Raíssa Sipaúba Neitzke, de Natal (RN), em 2013. Inspirada nos diversos casos estampados com frequência nos noticiários, ela publicou uma foto de uma fralda de pano amarrada no volante. Seu objetivo era compartilhar uma medida simples para um adulto não esquecer uma criança dentro do carro. A imagem conta com mais de 75 mil compartilhamentos.


- Boa parte dos casos noticiados ocorre na mudança de rotina. Por exemplo: o pai leva o bebê para a creche quando, quem faz isso, todos os dias, é a mãe. Além de redobrar a atenção nesses casos, o casal pode combinar de se falar ou trocar mensagens perguntando sobre a criança e confirmando se ela foi deixada na escola.
- É válido pedir que algum profissional da escola entre em contato com os pais caso o aluno não chegue no horário usual.
- Coloque músicas infantis no som do carro quando seu filho estiver junto. É mais uma maneira de reforçar a sua responsabilidade sobre ele.
- Quando as crianças têm menos de 1 ano e o bebê-conforto ainda fica voltado para trás,use um espelhinho pendurado no encosto do banco traseiro. Assim, você pode observar seu filho pelo retrovisor.
- Se não quiser amarrar a fralda no volante, deixe sempre a mochila da criança no banco da frente. Na hora de sair, você vai se lembrar.
- Um truque infalível é colocar a carteira, a bolsa, a pasta de trabalho ou o celular no banco de trás, próximo à cadeirinha. Dessa maneira, você vai precisar se virar para pegar os objetos e verá seu filho. Caso esqueça também esses pertences, provavelmente, não vai demorar em sentir falta e a criança poderá ser salva.
- Evite o uso de películas muito escuras nos vidros. No caso de um esquecimento como esse, a transparência facilita que alguém que passe perto do carro veja o bebê e peça socorro.
- Quando descer do carro em algum estacionamento, observe se há algum bebê esquecido nos veículos próximos. Além de evitar acidentes com seus próprios filhos, você pode salvar vidas de outras crianças.

Você sabia????
No Japão, os supermercados e outros lugares públicos de grande circulação trazem placas em que está escrito algo como: “Por acaso vc não está esquecendo seu filho?
NÃO IGNORE A POSSIBILIDADE DE ISSO ACONTECER! Esse é o maior erro por trás da maioria dos acidentes.
Um abraço e muita atenção papais e mamães!!!

Joana Zandonadi


Nenhum comentário:

Postar um comentário